Você realmente sabe quem é o seu cliente? Descubra COMO APRENDER TUDO sobre o seu público ideal

VOCÊ REALMENTE SABE QUEM É O SEU CLIENTE?

Sejamos sinceros um com outro aqui, você sabe quem é o seu cliente ideal? Por muito tempo eu me via atirando para todos os lados acreditando que eu sabia quem era o meu cliente.

Esta etapa do negócio, chamamos na Performance de fase ENCONTRAR, é a fase 1 de um trabalho de Marketing e Performance. Este pilar é a base fundamental para nossa elaboração de todo o conjunto de 7 pilares, onde mapeamos QUEM É QUE CONSOME/COMPRA NOSSO PRODUTO/SOLUÇÃO.

Muitos aqui, se eu perguntar, irão dizer rapidamente que sabem muito bem quem é o seu cliente ideal. Mas na prática, aplicando principalmente no digital, será que conseguimos transmitir com tanta facilidade assim?

Esta facilidade se dá ao fato de que muitos utilizam somente os dados demográficos, para quem não sabe o que isso significa, os dados demográficos são a representação das características de uma população . Informações como gênero, idade, educação, profissão, ocupação, nível de renda familiar e estado civil são exemplos típicos usadas para traçar o perfil demográfico do consumidor para se basear em um cliente ideal, muitos até pegam o seu próprio perfil demográfico para colocar como base nesta segmentação e isso é um erro gigantesco.

O PERIGO DE SE ANALISAR SOMENTE DADOS DEMOGRÁFICOS
Quero trazer como exemplo, duas personas famosas, que possuem um estilo de vida completamente distintos, maaaaaaaaaas…

Este exemplo é incrível quando paramos para pensar que são duas personalidade completamente distintas.

Porém quando vemos os dados demográficos, os dois são exatamente idênticos. O grande ponto aqui é, será que o mesmo produto com a mesma motivação levará eles a comprarem?

A RESPOSTA PARA ISSO É NÃO !

O nosso grande desafio com performance no digital é impactar o demográfico e me comunicar com ambos porém de maneira distinta.

DADOS DEMOGRÁFICOS X MOTIVAÇÕES DE COMPRA
O mesmo produto, para perfis diferentes, será que consigo fazer a venda utilizando a mesma estratégia e a mesma comunicação?

Recentemente, participei de uma apresentação do META (Facebook), onde foi compartilhado conosco tudo aquilo que vem funcionando de melhor na plataforma. E uma das imagens que mais me chamou atenção foi exatamente sobre motivações de compra.

Isso me virou a chave, pois ALÉM DE SABER QUEM É O MEU PÚBLICO EU PRECISO SABER QUAIS SÃO AS SUAS MOTIVAÇÕES. Mas como isso funciona na prática?

VAMOS DAR UM EXEMPLO DA MINHA AGÊNCIA DE PERFORMANCE LEVLS
Você que está lendo este artigo, é o meu cliente ideal. Você está dentro de uma comunidade que respira e-commerce 24h por dia, nosso core business é entregar performance à E-Commerces em diversos níveis. E-commerce que estão em fase inicial de operação, que estão com uma barreira de faturamento ou até mesmo aquele que quer escalar de forma consistente mantende um equilíbrio no CAC x LTV.

Sabendo disso, eu não consigo impactar um negócio que está começando com estratégias de escala ou querer resolver um furo no balde com estratégias que é focada na estruturação inicial.

Percebam que eu tenho o mesmo produto, que a metodologia funciona para diversos perfis de negócios, mas a suas motivações sào completamente diferentes. Todos vocês podem ter um demográfico parecido, se eu me limito a estas informações, talvez se eu colocar uma comunicação genérica, mais irão ignorar devido a motivação atual.

Bom, agora que sabemos que precisamos ir além do demográfico, que precisamos identificar quais são as suas motivações, a pergunta que muitos podem estar se fazendo agora é:

MAS COMO SABER QUAIS SÃO AS MOTIVAÇÕES.
A melhor maneira de descobrir isso é fazendo pesquisa com cliente. Como este é um conteúdo bem denso, onde além dos objetivos principais da pesquisa com cliente, devemos abordar estratégias de como isso irá funcionar da melhor maneira para seu negócio.

Junto da pesquisa com cliente, irei trazer um conteúdo incrível, onde iremos juntar tudo isso para criar bons Criativos Narrativos, capazes de impactar a base demográficas mais com várias motivações distintas para testar em vários formatos ao seu negócio.

Bom, se você quer melhorar a performance do seu E-Commerce, e ter a melhor estratégia aplicada em todo 360 da sua operação!

FALE COMIGO CLICANDO NO LINK ABAIXO QUE SERÁ UM PRAZER EM TE LEVAR AO PRÓXIMO NÍVEL DO SEU E-COMMERCE.

:point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4::point_down:t4:

NOSSO WHATSAPP

1 curtida