Uma sugestão que já testei e melhorou muito a UX é que se o input de busca estiver vazio ao clicar na lupa de busca, especialmente no mobile, ele fique pronto para digitar ao invés de realizar a busca vazia.
Na minha loja atual funcionava como está hoje na Ecom, e analisando os dados vi que uma parte muito relevante da busca era vazia, porque o usuário clica direto na lupa para digitar um texto.
E com o hotjar pude perceber que muitos usuários que faziam isso ficavam perdidos, realizando este clique diversas vezes até desistir e abandonar o site.
@barradoce, estou configurando a minha loja, pois estamos migrando e eu pedi para aproximar a palavra “buscar” para perto da lupa e colocar uma borda também… eu mesmo, no desktop, em testes cliquei todas as vezes na lupa.
Acho que o ideal é mesmo fazer a lupa somente buscar quando o campo estiver preenchido. Não sei se tecnicamente é simples ou não, mas se for funciona super bem.
Ou seja, se o usuário já tiver digitado o termo de busca a lupa efetiva a busca. Se ainda não tiver digitado e clicar na lupa, abre o campo para digitação.
Essa edição não seria legal pra todos, por conta de alguns preferirem de um jeito e outros de outro. Talvez, ideal é fazer em algumas lojas, se realmente tiver um resultado, sugerir uma implementação geral
Perfeito! Fora que se aproximar a frase “buscar produtos” da lupa e colocar uma borda, acredito que vai induzir o cliente a clicar na frase “buscar produtos” e não na lupa em si, pq ficará subentendido que clicando na frasse vai abrir o campo para digitar o que ele quer buscar…
@Matheus, aproveitando o tópico, percebi que vários termos que insiro na busca, o sistema não encontra nenhum produto, mesmo existindo o nome do produto no seu título. O que pode ser?
@Matheus, entendi. Vi aqui que realmente tem diferença. Mas tem como melhorar essa ferramenta? Não diferenciar maiusculas, minusculas, acentuação, caracter especial? Cliente não vai digitar certinho.
A busca poderia começar a mostrar produtos a partir da digitação de 3 caracteres. Por exemplo, se eu digito “mar”, aparece um golfinho de pelucia, mas poderia aparecer todos os produtos que tem esse termo e ir filtrando cada vez mais conforme o cliente digita mais…
Vcs tinham como parceiro na e-com.club o Angolia. A busca deles é bem legal. Até se digitar errado eles mostram algum produto com nome similar…