Sugestão: campo de busca

Uma sugestão que já testei e melhorou muito a UX é que se o input de busca estiver vazio ao clicar na lupa de busca, especialmente no mobile, ele fique pronto para digitar ao invés de realizar a busca vazia.

Na minha loja atual funcionava como está hoje na Ecom, e analisando os dados vi que uma parte muito relevante da busca era vazia, porque o usuário clica direto na lupa para digitar um texto.

E com o hotjar pude perceber que muitos usuários que faziam isso ficavam perdidos, realizando este clique diversas vezes até desistir e abandonar o site.

1 curtida

@barradoce, estou configurando a minha loja, pois estamos migrando e eu pedi para aproximar a palavra “buscar” para perto da lupa e colocar uma borda também… eu mesmo, no desktop, em testes cliquei todas as vezes na lupa.

Não deve ser dificil fazer isso. Assim que possível olhamos isso na sua loja.

@hasbrasil eu também faço isso direto :joy:

Acho que o ideal é mesmo fazer a lupa somente buscar quando o campo estiver preenchido. Não sei se tecnicamente é simples ou não, mas se for funciona super bem.

Ou seja, se o usuário já tiver digitado o termo de busca a lupa efetiva a busca. Se ainda não tiver digitado e clicar na lupa, abre o campo para digitação.

O que acha, @Matheus ?

1 curtida

Essa edição não seria legal pra todos, por conta de alguns preferirem de um jeito e outros de outro. Talvez, ideal é fazer em algumas lojas, se realmente tiver um resultado, sugerir uma implementação geral

1 curtida

Perfeito! Fora que se aproximar a frase “buscar produtos” da lupa e colocar uma borda, acredito que vai induzir o cliente a clicar na frase “buscar produtos” e não na lupa em si, pq ficará subentendido que clicando na frasse vai abrir o campo para digitar o que ele quer buscar…

Se puder fazer na minha, eu topo ser a cobaia :joy:

Quem tiver interesse, pode ver no analytics qual a parcela de buscas vazias, pra ter uma idéia se é um problema de UX em cada loja.

1 curtida

@Matheus , tudo bem?

Pelo que pude analisar no GA com dados dos últimos 7 dias o comportamento que citei realmente tem acontecido.

De todas as buscas realizadas, 24% são sem nenhum termo, o que indica que o usuário está clicando na lupa antes de digitar a palavra-chave.

Conseguimos alterar o funcionamento?

Obrigado!

@Matheus , quando tiver um tempo analisa isso aqui, por favor?

Sim, assim que der tempo verifico

1 curtida

@Matheus, aproveitando o tópico, percebi que vários termos que insiro na busca, o sistema não encontra nenhum produto, mesmo existindo o nome do produto no seu título. O que pode ser?

Qual produto deveria aparecer para uma determinada busca sua?

So apareceu esse ai, sendo que temos outros produtos…

Qual outro produto que tem mario no nome?

Tem várias pelucias da linha super mario…

Foi implementado

1 curtida

Maravilha, obrigado!

@Matheus, e no meu caso aqui? Conseguiu ver algo?

Obrigado

hasbrasil, nos produtos, precisaria ter a keyword mario, pois nos nomes dos produtos está com mário com acento no a

@Matheus, entendi. Vi aqui que realmente tem diferença. Mas tem como melhorar essa ferramenta? Não diferenciar maiusculas, minusculas, acentuação, caracter especial? Cliente não vai digitar certinho.

A busca poderia começar a mostrar produtos a partir da digitação de 3 caracteres. Por exemplo, se eu digito “mar”, aparece um golfinho de pelucia, mas poderia aparecer todos os produtos que tem esse termo e ir filtrando cada vez mais conforme o cliente digita mais…

Vcs tinham como parceiro na e-com.club o Angolia. A busca deles é bem legal. Até se digitar errado eles mostram algum produto com nome similar…