Então @leonardo No caso de ferramentas, além dessas o envio dos produtos (pode ser XML mesmo) ajudaria demais, porque vc montar um e-mail marketing podendo adicionar os produtos que estão ali é muito bom, sinceramente eu conheço só o Enviou que faz isso, o Mailchimp faz?
Na questão de carrinho abandonado, uso e gosto do cartstack, ferramenta boa e barata, no benchmarkmail tem um recurso que chama automation pro, onde vc cria automações, nunca consegui fazer funcionar direito na e-com club, não sei se errei, se coloquei o código em lugar errado…não sei…
Essa automação é totalmente personalizada, vc escolhe tempo, gatilho, lista que vai, qual página o cliente passou que vc quer rastrear… tudo…
@leonardo acho que a maioria dos clientes preferem usar cartstack, mesmo que seja pago, porque parece que o custo benefício é muito bom. Vejo isso no suporte e nos grupos pelo facebook. Acredito que essas questões do email marketing, é mais na captação de leads para a ferramenta criar um email de primeira compra por exemplo, enviar clientes que já compraram na loja pra poder fazer uma campanha específica de recompra, se possível enviar com a maior quantidade de informações possíveis de clientes comprantes pra poder gerar email de aniversário. Eu acredito que existam ferramentas fáceis e baratas no mercado como a cartstack para trabalhar exclusivamente com carrinho abandonado e clientes que acessam o e abandonam o site. Na e-com club mesmo, acredito que tivemos um número muito baixo de integrações com mailchimp recuperação de carrinho, pelo que acompanhei no suporte.
Matheus resumiu bem, carstack se não me engano custa R$ 90,00/ano… é barato para o que a ferramenta se propõe. Os dados estarem integrados ajuda nas campanhas de e-mail marketing, por exemplo se sei que o Matheus já comprou na loja 3 polos, assim que chegam modelos novos posso enviar pra ele esses modelos… “Pra vc que comprou pólos, olha os modelos que chegaram…” coisas assim facilitam o dia a dia. Campanhas de aniversário funcionam bem, no benchmarkmail, sofro pra fazer porque lá o padrão de data é americano MM/DD/AAAA, tive que adaptar como importar os dados, mas deu certo. Se o Enviou não fosse ruim de “entregabilidade” seria um bom exemplo de aniversários, campanhas…
E olha que esse problema com a Enviou é antigo e nunca resolveram, que coisa. Já ouvia que a entrega de emails deles era terrível desde 2017 e até hoje continua assim, que pena.
Sim, acho que você apenas precisa notificar ele que estará utilizando a E-Com Plus, que devem te pedir o XML do Google Merchant e eles fazem a alteração por lá
Nos outros casos seria só a integração no Storefront mesmo então, certo? Só um widget pra captação de e-mail e tracking, enviar os eventos que vão disparar estas automações.
Vamos dar uma olhada neste Benchmarkmail e RD, esta integração só no Storefront é fácil.
Ai é bacana @leonardo, se conseguir fazer isso que o Mailchimp fica ótimo, eu não manjo nada de API kkkkk então não sei se os outros fazem isso. Se precisarem entrar no painel do Benchmarkmail pra testar alguma coisa, ver o painel, só avisar.
Na verdade o Benchmarkmail não tem uma bibliteca que permita esta integração para tracking e automações, procurei bastante mas eles não têm uma documentação para disparo dos eventos e dados de visitantes, carrinhos e etc
A única forma de utilizar este recurso deles é montando a automação no construtor dentro do painel deles e inserindo no Storefront o snippet de código que eles fornecem.
Se você estiver tendo dúvidas com o pipeline das automações o que podemos fazer é tentar te ajudar a preencher os campos corretamente, com os URLs corretos e variáveis JS (não cheguei a ver se eles permitem isto, mas imagino que sim).
Por enquanto o Mailchimp continua sendo a única solução pra e-mail marketing que conheço com biblioteca documentada para este tipo de integração.
A integração que dá pra fazer com este Benchmark é só enviar os clientes cadastrados como contato, mas neste caso acho que gerar uma lista de e-mails em CSV já resolve, certo? Sendo útil pra outras ferramentas de e-mail marketing também.
Isso mesmo, lá eles chamam de automation pro, que serve para visita em uma página, carrinho abandonado… a gente q “constroi” isso, cliente entrou em determinada página, sim… faz isso (manda um e-mail X)… não, faz aquilo (manda e-mail Y)… nunca consegui fazer funcionar na e-com club, acho q coloquei url errada, ou o snippet no lugar errado, não sei… se puderem me ajudar nisso agradeço demais…
Mas de forma automática? Pq manualmente já faço isso.
Me tira uma duvida, os produtos tbm conseguimos enviar? por um XML? Como é feito no enviou por exemplo… Pq se sim, posso ver o Mailchimp, indo clientes e produtos já facilita demais. Carrinho abandonado já uso o Cartstack (muito bom por sinal).
Quase esqueço… coloquei um formulário de contato lá na página contato, mas não deu certo, será que coloquei o código errado? pq lá no painel do benchmark ele me dá no código em vários formatos snippet, html, fragmento html… não sei se isso faz diferença.
O primeiro bloco Tempo de espera parece estar desconfigurado (Insira Detalhes), não?
Além disto, acho que você não precisa da query string em ambos URLs, poderia ser https://www.kelvys.com.br/carrinho apenas (sem o ?c=).
Na verdade este slug é editável e o ideal é que você use o contato mesmo neste caso, mas de fato o seu formulário estava na /pages/contato-1.
O tempo ali era em minutos, mas mudaram isso lá, o tempo mínimo agora é hora. Na minha lógica tinha pensado o seguinte, cliente ficou 5min no carrinho, foi pro finalizar compra? Sim ou Não? Montei daí a automação… Sei lá se pensei errado…
Mas enfim, comecei a testar o Mailchimp pra ver, to apanhando um pouco…kkkk mas tá saindo
Gente, talvez eu esteja entrando nessa discussão um pouco tarde.
Mas como utilizo o Carstack gostaria de passar ao pessoal com dúvida o funcionamento dele é minhas impressões sobre o funcionamento.
deixando desde já registrado que ele só envia email de carrinho abandonado de clientes que deixaram o endereço capturado pelo cookie de algum site parceiro. ou seja ele não consegue capturar todos os endereços. @Matheus e @leonardo se desejarem conhecer mais disponibilizo a senha.