SKU seguindo variação do produto

Olá!

Na minha antiga loja virtual (Magento), a SKU (código de referência) seguia o nome da variação, e não uma numeração aleatória como no E-com.plus.

A sugestão é seguir o nome de cada variação como padrão para os produtos, por exemplo;

Se o produto é uma Camiseta lisa (TS0000), cor preta (PT), tamanho M (M), a SKU ficaria:

"TS0000-PT-M" ao invés de “TS0000-654-1”, por exemplo.

A vantagem para o meu negócio e possivelmente outros, é na separação dos pedidos manualmente (até o momento, rs), sem precisar imprimir uma folha para cada novo pedido feito na loja. É bom pro bolso e impacta positivamente pro mundo.

Estou anexando algumas fotos com o que acontece hoje na E-com.plus, como é no meu antigo sistema e como fica a minha folha de pedidos para produção.

Obrigado!



Bom dia @camerock, tudo bem?
No caso, na plataforma que utiliza, você precisa definir o PT e o P do produto, correto?
Nesse caso, aqui você também precisa editar o sku da variação colocando no formato desejado, no caso pode modificar manualmente colocando TS0000-PT-M.

No seu caso, você tem um documento do word com os dados do pedido para exportar, aqui você consegue ter uns dados de planilha para ser utilizados no LibreOffice ou Google Planilhas, selecionando, nessa tabela virá diversos dados incluindo nome do cliente, email, produtos, texto em negrito, endereço, cpf/cnpj e outras informações.

Matheus, bom dia…

Pode me ajudar?

Optei por montar um produto base completo, com todas as infos que posso usar… Deu certo.

Estou utilizando apenas a SKU base (principal), e nas variações tô deixando do jeito que o sistema cria, ok? Certo.

Acontece que, ao duplicar os produtos, o sistema tá gerando novos códigos de referência em cima das variações. Chegou num ponto que passou a dar erro pois a quantidade de caracteres é superior a 100… rsrs.

O ponto é o seguinte: Meu produto tem variação de tamanho (P ao XGG) + variação de cores (Preto, branco, cinza mescla e grafite mescla).

Eu não posso ficar editando cada variação manualmente para corrigir isso… Preciso ser prático nessa questão de adição de novos produtos. São mais de 200 produtos de cada categoria, fora as variações de cada um.

Aguardo sua resposta,
Obrigado,

Bom dia, tudo bem?
No caso, não podemos deixar as variações com skus iguais, por isso colocamos sempre um novo termo. O que pode ser feito nesse caso, é via tabela. Você manteria o SKU que quisesse.

Entendo, mas, no meu caso, vou ter que modificar 24 colunas, adicionando qualquer informação diferente, linha a linha, manualmente, para fazer uma alteração que, no meu entendimento, o próprio sistema deveria fazer, entende?

Na minha opinião, se eu não posso utilizar mais que 20x seguidas o botão duplicar em um produto, não faz muito sentido ter ele disponível, pelo menos, não pra mim.

Você consegue me ajudar?

Mas o que sugere? Porque o sku não pode ser igual. Porque quem acaba esquecendo de alterar, depois tem problema com outras integrações.

É bem complicado, pois duplicando o produto, cópia as informações do último produto…

Veja se é possível isso:

  • SKU editada no produto (exemplo: TS0045)

No painel GRADES, os tamanhos e cores se transformam em sku, portanto, se eu adicionar:
Tamanho P
Cor Preta

O sistema copia o P + Preta, e anexa eles no sku (TS0045), e ficando:

TS0045-P-Preta


Segunda ideia pra não depender de duplicar os produtos e não perder tanto tempo digitando “Tamanho, P, (adicionar grade) Tamanho, M, (adicionar grade) Tamanho, G e etc…” seria:

Criar um botão que adicionasse uma pré-configuração de grade de tamanhos e cores para seu produto…

Exemplo: Camiseta adulto eu sempre vou ter tamanhos P, M, G, GG, XG e XGG e cores Branca, preta, cinza mescla e grafite.

Ao invés de ficar digitando manualmente tudo, eu poderia selecionar essa pré-configuração de tamanhos e cores que eu defini e seguir adicionando mais produtos de forma mais rápida.

Isso aqui é inviável. Variação tem que ser definida dentro do produto para ter a recombinações automáticas. Duplicar o produto, é de fato duplicar o produto por completo.

Sugeri aqui uma implementação que talvez resolva no seu caso, ficando igual quando bater o limite, não impedindo as criações, ficando sujeito a loja a modificar posteriormente

Legal… mas será que não é uma questão válida a se valiar?

Meu negócio é ímpar, e contando as variações, passam de 27 mil opções…

Agora pensa comigo, mesmo que vocês “quebrem esse galho”, que de algum jeito vai me ajudar, não acha que esse modelo de sku aleatória não é sujo demais?

No “antigo” Magento isso sempre foi algo automático, não sei como é feito pois não sou programador, mas é basicamente tudo o que falei e mostrei no início desse tópico e expliquei na última resposta.


Agora, um exemplo de como as “26980” SKU’s vão ficar seguindo essa implementação:

Sistema passa a permitir duplicação de produtos com sku igual
Limite máximo de caracteres na SKU é de 100 caracteres
SKU a ser duplicada próximo ao limite é:

TS0005-723-1-C601-C246-C369-C194-C751-C248-C903-C719-C659-C422-C283-C349-C929-C725-C159-C796-C691

Teremos aproximadamente “26980 produtos” com sku igual (que é indiferente) somando um total aproximado de 2.266.320 de caracteres sem utilidade…


Outra ideia que tive é, se a situação de não impedir criações for implementada, vocês poderiam cancelar essa criação de caracteres aleatórios na SKU, deixar apenas o SKU de origem tanto no produto quanto na grade (tamanhos e cores), exemplo:

SKU produto: TS0045

SKU P-Preto: TS0045
SKU M-Preto: TS0045
SKU G-Preto: TS0045

Se ficarem todas iguais é um pouco mais simples e rápido de mexer nas tabelas.

Já foi até aceito. Quando sair a nova versão do painel irá resolver.

Sobre a questão de mostrar bonito, nós apenas geramos um randômico, porque é mais fácil e pela quantidade de caracteres não faz tanta diferença. Poucas lojas usam o sku que geramos, algumas vezes é nesse formato indicado, outras tantas veze é um código específico. Mas vou verificar a complexidade de fazer dessa forma para verificar se vale a pena realizar assim.

Versão saiu há 18 horas resolveu o bug gerado por isso