Search Console: principais métricas

Bom dia!

Verifiquei hoje que o Google Seacrh Control está apontando muitas páginas com classificação “ruim”.

Passamos de zero ruins para 1.277 URLs. Eu achei que com a migração fosse passar de “precisa de melhorias” para “bom” :sweat_smile:

@Matheus você pode analisar, por favor? Imagino que possamos otimizar alguma coisa.

Não sei se é alguma questão das imagens, código, script…

Valeu, abs!

Bom dia, tudo bem?
Provavelmente antes da migração o search console ainda não estava realizando análises no seu site. Essa análise começa a ser de fato feita a partir de agosto, porém quando você migra, ele faz de fato a análise. Vou verificar os possíveis pontos que pode estar causando isso, normalmente é cls que envolvem imagens.

Ele analisava sim… se acessar lá vai poder ver inclusive que tínhamos muitas páginas ruins, que depois passaram para precisa de melhoria.

Se tiver alguma coisa que precisamos otimizar por aqui, só falar que fazemos!

Valeu!

@barradoce consegue me falar por favor quais são o tamanho de todas as imagens inseridas no site? Porque o google hoje está pecando sua loja por CLS, basicamente isso ocorre quando imagens não estão em um tamanho definido. Quando importamos essa imagem via API do Bling ou do Tiny, não conseguimos ter acesso ao tamanho da imagem, logo, ela fica sem tamanho e o google penaliza. Quando faz pelo painel, o painel identifica o tamanho da imagem e salva no corpo da imagem essa informação e ela é mostrada ao google antes de renderizar. Por isso preciso desse tamanho para inserir em todos os produtos automaticamente.

Opa! Todas tem proporção de 1:1.

Valeu, Matheus!

Fala @Matheus! Tudo bem?

Acabou conseguindo subir este ajuste?

Valeu, abs

Bom dia, ainda não. Estava tentando fazer aqui um comando para editar personalizadamente todas as urls para cada modelo de url, porque o atributo é usado na página de produto também. Mas acho que não terá jeito, precisará ser feito via tabela mesmo

Ok! Se precisar de alguma ajuda do meu lado, só falar!

Realizei o procedimento aqui, deu uma melhorada boa no desktop. Tenho que esperar até amanhã pro google conseguir pegar a atualização. Ontem à noite fiz uma, testei e continuou o mesmo, já hoje após o meio dia, ao testar, a implementação que fiz funcionou para o propósito dela.

Alteração de ontem que somente gerou efeito hoje à tarde, gerou o resultado:


O CLS ainda sobre imagens, agora principalmente de marcas. Fazendo um teste. Amanhã reavalio novamente. Colocando width e height nas imagens solicitadas

Maravilha, Matheus!

Testei agora, no desktop estamos aprovados na home, categorias e produto! Muito bom!

No mobile realmente ainda estamos batendo um pouco longe. Na verdade me pareceu que piorou um pouco… na home estamos oscilando nos ~60.

As imagens das marcas não estão em 1:1. Quando me perguntou, realmente não lembrei destas… melhor eu mudar aqui? As de marca eu subi todas direto no painel da Ecom.

E por falar das marcas, lembrei dos banners que também não são 1:1. Tem algum impacto?

Valeu, está ficando muito bom!

Bom dia, quando mexe em algumas coisas acaba piorando em outras, é normal. Se você prioriza tbt que é importante, você acaba perdendo cls e vice versa. Mas o que continua sendo ponto de atenção é o carregamento de scripts, na V2 conseguiremos usar uma ferramenta que é em beta, que mudam o carregamento para uma thread secundária, ajudando no carregamento mais rápido da principal.

Vi que o script do analytics está sendo importado duas vezes, uma pela tag manager que é mais reduzido e outro pelo analytics mesmo, que é mais pesado, para mudar isso, preciso que gere uma ação de conversão de compra Google Ads conversions - Tag Manager Help para que possamos conseguir e configurar o adwords por lá também

1 curtida

Matheus, tudo bem?

Te mandano por msg!

Valeu!