Queda nas visitas orgânicas

Olá Pessoal, tudo bem? Estava dando uma olhada no nosso Search Concole e percebi uma queda de impressões e cliques bastante relevante a partir do dia 15/08. Eu sei que isso é muito relativo, minha dúvida mesmo é se o Google passou por alguma mudança nesse dia que eu deixei passar e que possa ter afetado tanto assim as buscas do site. Pelo que vi, caiu as impressões e consequentemente os cliques.

É uma dúvida interessante pois nós também percebemos o mesmo movimento para baixo com perda de cerca de 30% nos acessos. Sim, sabemos que é multifatorial, mas quando acontece com vários ao mesmo tempo e de diversos segmentos acaba sucitando dúvidas.

1 curtida

Boa tarde pessoal!

Não teve nenhuma alteração relevante na indexação por parte do Google. Eles sempre avisam essas alterações com antecedência e o que nos cabe, ajustamos (também com antecedência) para que não tenha impacto negativo nas operações e idealmente até melhoremos os resultados orgânicos frente a concorrência.

Tivemos hoje mesmo relato de uma grande melhoria em posição média.

Vemos que melhorou muito a posição média das páginas apesar da diminuição média de impressões e cliques mas a loja tem um pico de volume de pesquisas próximo ao no natal.

A diminuição de tráfego é o sintoma, temos que ver então se aconteceu uma diminuição de demanda por conta de sazonalidade ou se mudou alguma questão na avaliação do google da loja. Manda também @pedroar como foi a alteração de posição média das páginas, CTR médio, e também se teve alguma alteração nos índices de experiência na página no Serch Console.

Obrigado pela resposta. Então, nosso nicho é bem “estável” digamos assim… Não sofremos muito com sazonalidades, foras datas comemorativas, obviamente (final de ano, natal, dia as mãe, dia dos namorado…). Pelo menos não tanto quanto outros nichos. E nesse período em questão não tivemos nada relevante.

A queda me estranhou muito pois foi bem expressiva e pontual, em um curto espaço de tempo, não foi uma queda lenta… e desde que caiu não retornou mais. Vou encaminhar um print dos últimos 16 meses, é possível ter um percepção melhor da queda.

O ctr médio também caiu. Antes era uma média entre 0,8 e 1%, agora não passa de 0,5%

Verificando no Merchant é possível ver que nesse período a partir do dia 15/08 as pesquisas das palavras relevantes para nós, no google se mantiveram estáveis, dentro do normal.

Experiência acho que não teve nenhuma alteração relevante.

Agora me sobrou saber se fizemos alguma alteração em algum produto nesse período. Tem algum log de alteração em campos sensíveis, como preço, titulo, url… que eu possa verificar se houve alguma alteração?

Esse log tem aqui e é individual por produto, categoria. Pode ver acessando o painel com a caixa “editor json” ativa, ir na página no produto ou categoria, acessar a página “avançado” e no fim dela terá os logs
image

Acredito que será melhor verificar pelo search console mesmo em quais páginas e termos que perdeu cliques. Caso tenha alterado o slug de alguma página ela perderá a indexação, nesse caso é preciso voltar o slug para como era antes ou então fazer um redirecionamento 301. Caso tenha retirado conteúdo de páginas em produtos ou algo similar pode também perder rankeamento…

Buscando mais informações sobre o que poderia ter acontecido, vi que o Google lançou atualização que começõu a ser implementada no dia 15/08, coincidindo com nossa queda.
Acredito ter relação direta, pois como vi, a queda foi repentina e os acessos se mantiveram em baixa e estáveis.

Em resumo essa atualização está falando que irão dar menos relevância para páginas que estão com conteúdo otimizado pensando apenas em SEO e não na experiência do usuário. Infelizmente não deixam muito claro qual métrica ou teste estão utilizando para avaliar o conteúdo.

Sugiro conferir no seu conteúdo caso tenham páginas que com excessivo uso de palavras chave na tentativa de melhorar a indexação e principalmente se tiver alguma página com conteúdo que não seja original.

1 curtida

Sim, eles não especificaram as métricas, mas de fato foi isso. Vamos rever as descrições, mas todas que fazemos tentamos ser menos redundantes possível e até recentemente não usávamos IA para as descrições, começamos a usar em alguns poucos produtos. Além de que no nosso seguimento, pouquíssimos lojistas criam descrições tão completas como as nossas, com dicas de uso, composição, explicação… Realmente um incógnita

1 curtida

As explicações do Google sempre serão no sentido de atualizações para valorizar conteúdo útil para o usuário. Mas nunca serão muito específicos, até porque é praticamente o segredo do seu produto.

No começo do ano vazou um documento interno com muita informação de como o algoritmo deles funciona. Mas pouco muda do fato de valorizar conteúdo verdadeiramente útil.

Não sei se conhecem, mas o Search Engine Journal é um bom site sobre o tema.

Outro é o Search Engine Roundtable.

Inclusive eles dizem que ainda tem bastante vitalidade nos rankings depois da atualização, o que é comum na maioria delas.

1 curtida

Conheço sim, já estou acompanhando vários blogs, inclusive em vários fóruns gringos e brs, o que mais vejo comentarem é que o Google matou o SEO… O que me faz acreditar, agora, que fazer o uso de boas práticas de SEO, talvez tenha causado um efeito rebote no nosso caso.

Obs.: Posso ter me expressado mal, não queria, exatamente, saber a variável que ocasionou a queda do nosso tráfego, até porque não seria 1 apenas… mas sim ter pelo menos um norte.

E lendo essa primeira que você indicou, me chamou a atenção uma coisa:

Talvez, não compense mais perder tempo com SEO. Para o nosso caso, plataforma de ecommerce, não perder mais tempo criando descrições completas, descrições de categorias, descrições de marcas e preenchendo tag descriptions, tittle tag e tantos outros campos focados em SEO, quem sabe não tenha causado o efeito contrário?!

Acho que não esse seja o caso, mas sim mudar um pouco a abordagem. As boas práticas vão continuar surtindo efeito, apenas estão dando mais um passo na visão deles de que o mais importante é a experiência do usuário.

Ter conteúdo relevante em alt, title e meta tags segue sendo um ponto importante para a experiência do usuário. No caso das meta tags importantes antes do clique para ter uma noção do que estará na página e as demais assim como destacar algumas coisas relevantes com negrito, itálico, links externos quando fizer sentido, imagens pois vão ajudar na leitura e compreensão sobre o conteúdo buscado.

Assim como segue sendo importante estar sempre trabalhando a performance do site para que carregue rápido. Mas isso não por que o motor de busca vai dar uma boa nota, mas sim por que isso vai melhorar a experiência do usuário.

Bom dia a todos! Como estão?

Além das atualizações do Google, outro fator que acho que tem influência nas quedas: Inteligência Artificial.

Para determinados termos, a Gemini já está posicionando acima dos resultados. Óbvio que outros fatores determinam, mas muitos já estão questionando isso.

Boas vendas e sucesso à todos.

2 curtidas