Qual opinião vocês têm sobre Catálogos e Listas de Preços?

Caros lojistas,
com o avanço cada vez maior das plataformas de vendas online, ainda recebo solicitações de possíveis clientes para o envio de um catálogo de produtos, quando não uma lista de preços dos mesmos.
Como vocês encaram essas opções, quando a manutenção de dados atualizados compreende um trabalho a mais, assim como a busca de um tipo viável de arquivo.
No meu entendimento, o próprio formato de loja virtual e seu conteúdo oferecem ao cliente essas informações, ficando ainda a opção de atender a uma solicitação formal de orçamento, com todos os dados dos produtos cotados e do vendedor.

1 curtida

Roberto! Particularmente no meu ramo de negócios é muito comum receber solicitação de catálogo de produtos e preços. Quando iniciamos nossa loja virtual essa era a ideia, facilitar para nós e nossos clientes o acesso aos produtos e valores. Eu criava um catálogo via PowerPoint, convertia em PDF e enviava para os clientes, mas com mais de 300 produtos (sem contar variações) e com a dinâmica do nosso negócio isso acabou se tornando inviável.

1 curtida

Exatamente. É que os clientes adoram ter um catálogo, mas nem sempre para usar, rs.

1 curtida

Verdade Roberto, aqui tb sempre estão pedindo o tal catálogo para atacado. Já até montei uma loja na ecom club antigamente, só pro atacado, tive todo trabalho, mas eles gostam mesmo é de pedir catálogo pelo whatsapp, rs.
Eu montei agora um bem simples, no word mesmo e transformei em pdf. Pensei até em criar um bem bonito no Canva, com as fotos com as modelos e tal, mas o trabalho seria muito grande. Pelo menos no meu segmento eles querem mais é pedir o catálogo e não comprar, rs. No seu talvez quem peça de fato tenha interesse porque é um produto bem diferenciado.

1 curtida

reli agora sua pergunta e vi que não fala de atacado, se está se referendo só ao varejo, acho q esse tipo de pedido dos clientes se dá porque tem muita loja, marcas mesmo até de um certo porte, que não tem loja ainda online e vendem pelo fatídico whatsapp e instagram, acho q é só o costume de pedir mesmo, mas nesse caso eu sempre dou o endereço da loja e digo que as compras só podem ser feitas pelo site mesmo.

2 curtidas

Já temos todo o trabalho de atualizar a loja, não sobra muito tempo para elaborar um catálogo legal. No meu caso, não trabalho com revenda, com atacado. É outra questão que tenho de lidar, porque o pessoal de licitação sempre me procura e eu geral querem condições especiais.
Você tem razão, o processo de compra deve ser feito totalmente na loja. Isso facilita sobremaneira os processos e a logística.
Que bom, pois estou vendo que não somente eu passo por esses problemas.

1 curtida

Aqui sempre pedem catálogo também, mas mando o link da loja e explico que por ali dá pra ver tudo.

2 curtidas

Exatamente.
Agora, às vezes eles precisam de um orçamento formal, quando é para instituição. Nesse caso, peço os dados da empresa, e forneço um orçamento específico, no qual cada produto é descrito em detalhes e com o respectivo link da loja.

1 curtida

Bom dia
achei maravilhosa esta ideia do catalogo dos produtos com os valores e principalmente
se este catalogo fosse online ja atualoizado com o site
trabalho com varejo e isto ajudaria muito a nossa equipe de vendas
e inclusive o proprio suporte do cliente poder escolher o look preferido e ja finalizar a compra no site

1 curtida

Sim, o catálogo é uma grande alternativa. O que estamos argumentando é o trabalho e o custo de elaborar um catálogo mais profissional.
Tanto o Power Point (Carlos) quanto o Word (Artestore) ou o excelente Microsoft Publisher podem produzir um catálogo a ser salvo em PDF e existem sites que permitem publicar gratuitamente em formatos variados, como o de revista. A questão é que isso demanda um trabalho maior para o lojista, pois qualquer alteração, mesmo somente nos preços, implica em reedição do catálogo.

Essa parte não entendi bem, pode detalhar melhor?

2 curtidas

Se vocês tiverem curiosidade de ver e até saber como fazer, eis uma amostra do Catálogo online em PDF que publiquei há um tempo atrás:

https://www.flipsnack.com/construindoosom/cat-logo-construindo-o-som.html

Vocês podem até salvar uma amostragem personalizável em GIF:

Catálogo-Construindo-o-Som

2 curtidas