Boa tarde. A plataforma não está gerando carrinho abandonado corretamente.
Quando um cliente NOVO inicia um checkout, digita o email e cpf a plataforma não Cadastra o Cliente e nem Gera o carrinho abandonado. Ela apenas está gerando o carrinho quando o cliente já é cadastrado, e só é cadastrado quando conclui uma venda. Deveria ser cadastrado ao inserir os dados, até mesmo para coleta de informaões do usuário.
Acredito que é um bug urgente pra correção. Aguardo um retorno sobre isso também.
Luíza, enviei o vídeo para o Victor no Whatsapp dele (acho que pessoal).
2 pontos a se observar
Cliente inicia o checkout, insere dados pessoais e abandona a compra. Não gera o carrinho. O carrinho abandonado (em aberto) só é gerado para clientes que já têm cadastro.
Da mesma forma que não gera o carrinho, caso o cliente volte pra tela inicial do site e tente novamente finalizar a compra, ele tem que inserir todos os dados novamente (justamente pq o cadastro não foi feito).
Esse bug de não cadastrar cliente e não gerar carrinho em aberto
Bug de se o cliente entra no checkout, chega até a seleção de frete (checkout_shipping) ou seleção de pagamento (checkout_payment) além do cliente não ser cadastrado se ele voltar pro site por algum motivo e depois for pro checkout de novo, ele precisa preencher novamente os dados pessoais e dados de entrega. Precisamos também resolver isso.
Analisando outras lojas, o comportamento é o mesmo!
Luíza, bom dia. Em contato com Victor, ele pediu para colocar o video por aqui.
A cliente desse vídeo não foi cadastrada na plataforma e não gerou o carrinho abandonado, mesmo ela abandonando o carrinho na última etapa do checkout (checkout_payment).
Acho que o cadastro dela deveria ser feito no momento que ela inseriu os dados para gerar o carrinho abandonado (isso levando em consideração que o carrinho será gerado se no ato do cadastro. Acredito que possa ter uma ordem aí na plataforma de verificação do tipo:
cliente_tem_cadastro ? gera carrinho() : cadastra_e_gera_carrinho();
@Matheus marcando aqui devido a lógica de programação
Cliente não é cadastrado ao inserir os dados.
Dessa forma, temos uma perda de carrinho abandonado e impossibilidade de entrar em contato com cliente, visto que carrinho abandonado só é gerado para cliente cadastrado.
Como não é salvo os dados do cliente, mesmo que ele queira receber newsletter (aquele checkbox) ele nunca vai receber, visto que a plataforma tem esse problema de não cadastrar o cliente (só cadastrar quando finaliza a compra).
O cliente como não se cadastrou, se por algum motivo ele voltar à página inicial e depois voltar no checkout, precisa digitar todos os dados de novo, tanto pessoais como de entrega. Se ele já digitou, deveria ficar salvo, concorda?
Obs: o produto na sacolinha fica salvo ok, mas os dados não.
É um comportamento padrão da plataforma: testei em outros sites e isso se configura também e Victor também confirmou que é assim.
Bom, não concordo com esse comportamente e queria uma mudança na minha loja (acredito que outros lojistas também):
Cliente ao inserir os dados pessoais, mesmo não finalizando a compra ser salvo o cadastro do cliente para poder gerar o carrinho e termos os dados do cliente para email marketing.
Salvar os dados de entrega também do cliente, para que o mesmo não tenha que digitar novamente os dados caso volte pra outra tela do site, como home e até mesmo o próprio carrinho. Não tem lógica também o cliente ter que digitar duas vezes a mesma informação (imagina quantas lojas já deixaram de vender por isso).
Bom, Victor comentou de inserir a requisição de cadastro do cliente no ato de preenchimento. Queria tanto o cadastro dos dados pessoais, quanto de entrega na etapa de “checkout_shippment” completa.
Entendi o seu ponto! Mas, nesse caso, pra disparar os e-mails de carrinho abandonado, especialmente para os clientes que ainda não estão cadastrados, precisaria de uma ferramenta externa.
Algumas opções que podem te ajudar com isso são o Mailchimp, Mailbiz e Edrone.
Sim, nós disparamos mensagens no WhatsApp e e-mail. A ferramenta externa não é o problema. A questão é que a ferramenta só vai disparar se tiver carrinho. Como a plataforma não gera o carrinho nesse caso não há disparo, com nenhuma ferramenta.
Preciso que seja feita essa correção na loja. Consegue fazer e me confirma aqui por favor?
Aqui não conseguimos salvar o carrinho se o usuário não estiver logado.
Mas o Edrone por exemplo tem um módulo de automação que consegue detectar carrinhos abandonados, mesmo sem login, e disparar as mensagens automaticamente.
Eu entendi Luíza. A questão é que eu queria que fosse feito, conforme Victor sugeriu, que o cliente fosse cadastrado quando ele inserir os dados dele. É isso que quero… Automaticamente vai ser gerado o carrinho pela plataforma (penso eu). O cliente atualmente só é cadastrado quando finaliza a compra. A ideia, conforme é cadastrar ele no checkout. Consegue colocar isso pra mim?
Bom dia @urbanna Tudo bem e com você? Até amanha no final do dia te dou uma posição, porque precisamos analisar umas questões antes para habilitar esse cadastro.
Falei com os devs sobre a ideia que você discutiu com o Vitor, mas infelizmente não dá para salvar o cadastro do cliente antes da compra por causa da proteção contra bots. Porque dessa forma temos que ficar separando aqui na plataforma o que são clientes reais e não é muito funcional.
Aí vamos para aquela mesma questão que é utilizar ferramentas externas que fazem isso mesmo, porque são especificas para isso.
Luíza, eu quero usar a api de vocês e não ferramentas externas sabe. Qual outra opção que temos? Ao invés do cadastro teria como gerar o carrinho?
Pq no que falei, nós estamos pensando em cadastrar o usuário para gerar o carrinho.
Mas podemos ir pela linha de só gerar o carrinho. Como podemos fazer?