Performance da Loja no MOBILE

Preciso de ajuda pra melhorar a Performance da Loja no MOBILE.

https://googlechrome.github.io/lighthouse/viewer/?psiurl=https://www.emporiotiasonia.com.br&strategy=mobile&category=performance&category=accessibility&category=best-practices&category=seo&category=pwa&utm_source=lh-chrome-ext

Até que você deu uma melhorada nos banners, o impacto das imagens agora é pequeno.

Acho que tem alguns pontos principais aí agora:

  • Você está importando 3 famílias de fonte, no seu CSS customizado mesmo ou talvez algum plugin que você tenha adicionado, inclusive uma dessas fontes (Lato) por algum motivo é carregada 4 vezes (4 requisições em https://fonts.googleapis.com/css?family=Lato:100,100i,300,300i,400,400i,700,700i,900,900i&subset=latin-ext) :no_good_man:
  • Está carregando uma folha de estilos para emoji que provavelmente é pesadinha e material icons (todos), nem vi onde você usa material icons, emoji eu vi só um na loja toda e nessa brincadeira aí deve ter dado bem mais do que o CSS inteiro do Storefront, vou chutar que isto veio com o plugin do de e-mail que você usa;
  • O tempo de interação é grande em mobile por causa do número grande de produtos na página inicial, são renderizados todos de cara e isto sobrecarrega a CPU e memória em mobile, em geral é o que faz todas as lojas de magazine performarem mal (muito mal) no Lighthouse mesmo com todo investimento em desenvolvimento e todas as melhores práticas possíveis;
1 curtida

O que nós podemos fazer no template é possibilitar não carregar todos os produtos em mobile que são carregados em desktop, talvez colocamos uma opção pra isto no CMS, parece uma boa?

Obs.: seu score vai vai melhorar, mas vai continuar ruim por causa dos outros items que eu pontuei acima.

1 curtida

Fui olhar a minha aqui e não está muito diferente não, performance deu 44…
Nessa ferramenta do goolgle https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/feature/testmysite/ deu 2seg no 4G e 4seg no 3G, resultado na média no 4G e lento no 3G… mas não sei… tem algumas recomendações lá. Só pra comparação na e-com club a loja foi 3.8seg no 4G e 7.7seg no 3G

@Rogerio no seu caso o Lightshouse reclama das ícones (na verdade você está usando banners) das categorias que não são leves, nem parecem estar otimizados.

Você também adicionou um plugin (me parece que o do Instagram) que no fim das contas está baixando 822kb em scripts, isto é mais do que todo o script do nosso template padrão (quase o dobro).

Também perde pontuação por causa da versão um pouco antiga do jQuery que você adicionou e um script do benchmarkemail que não segue algumas boas práticas.

Por último, também perde pontos por canonical, isto é fácil de resolver, basta você adicionar o domínio nas configurações no CMS.

Notem que a gente entrega um template padrão com pontuação maior que 90 no Lighthouse, ainda vamos melhorar mas pra e-commerce isto é excelente :rocket: , melhor do que o padrão de todas as outras plataformas, mas não temos como controlar a qualidade do que vocês inserem no template depois.

1 curtida

O Lighthouse é bem criterioso, se vocês quiserem manter a boa pontuação que entregamos vão ter que atentar bastante aos plugins e códigos que adicionam, tentem analisar os reports e melhorar o que puderem, mas considerem que nem sempre isto vai ser viável pra vocês, e-commerce é uma aplicação complexa, fazer 90 em landing page é fácil, mas em e-commerce vai é necessário uma certa técnica e tempo.

A gente faz a nossa parte com o template padrão, então só tentem não exagerar muito, tomar um pouco de cuidados já deve ser o suficiente pra terem uma performance bem aceitável e acima da média do mercado, se de todo quiserem manter os 90 acho que vão precisar contratar uma agência de desenvolvimento ou abrir mão dos plugins que costumam utilizar.

1 curtida

@leonardo realmente uso um script pro instagram, depois posso ver se retiro, as imagens das categorias é algo que já uso há tempos, as imagens tem na média de 100kb, mas da pra repensar em usar elas, usar imagens menores, mais leves (quanto de tamanho seria o “ideal” 20, 30kb?) acho que já ajudaria ou até retirar mesmo.

Quanto ao benchmarkmail uso ele porque a e-com só tem o enviou integrado a plataforma, que por sinal tem uma “entregabilidade” dos e-mails horrível. Sempre falei sobre outras ferramentas de e-mail marketing, por isso sugeri RD Station, mas existem outras no mercado. Mailchimp é uma, mas só foi integrado “parcialmente” na e-com club.

No meu caso tento mudar o padrão justamente para ficar mais atraente, mais bonito aos olhos do cliente, vendo produtos de marca própria então o visual no meu caso é muito importante. Claro que devemos nos atentar ao que colocamos na lojas, mas não tenho a expertise e nem grana para pagar toda uma customização, ai vamos aprendendo na marra e fazendo…kkkk

Eu entendo @Rogerio , não foi uma crítica, só analisei o report do Lighthouse da sua loja e te expliquei os problemas, mas como são customizações é com você avaliar se vale a pena ou não tentar trabalhar o que eles pontuaram :wink:

Só quis dizer que o template padrão é praticamente impecável, mas vocês adicionam (e geralmente precisam mesmo) alguns scripts e plugins que não acompanham a qualidade do nosso código original, isto é natural já que vocês são varejistas e não são desenvolvedores, mas entendam que estas personalizações não temos como controlar (só se limitarmos vocês mesmo haha) e geralmente é isto que vai baixar o score nestes testes, o máximo que podemos fazer é tentar dar dicas.

Sobre as imagens, você pode mantê-las como estão se achar que não estão prejudicando tanto, o que eu recomendo que você reconsidere é este plugin trazendo 800kb. Nós não podemos fazer vista grossa no Lighthouse no template padrão, mas acho que em geral vocês podem nas suas lojas sim, desde que a navegação não fique sensivelmente prejudicada é claro.

1 curtida

Não entendi como crítica não, nem te critiquei também só estava explicando o porque usamos varias “coisas” na loja, entendo perfeitamente o que você falou e concordo. As imagens consegui comprimir um pouco mais e já melhorou, de 44 para 50 na performance. Agora com relação a esse script de 800kb vou repensar isso sim.

1 curtida