O que é Link Building e sua importância

Sabia que existe uma forma de você conquistar relevância nos seus resultados de busca e melhorar a autoridade do seu site? Pois é, apostando em uma boa estratégia de Link Building é possível ganhar popularidade nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego e posições de ranqueamento.

Quando lemos ou escutamos a palavra Link Building, parece um bicho de sete cabeças, não é? Muitas coisas vêm em mente sobre o que ela pode significar. E por isso mesmo, escrevo este texto para você. É totalmente possível melhorar a sua campanha de links, e eu vou te mostrar como!

Mas primeiro… quero te contar uma história sobre o Google e os links

Para começar a te explicar essa história, gostaria que primeiramente, fizéssemos uma viagem no tempo. Lá atrás (quando a internet era só mato), os mecanismos de busca eram somente os conteúdos das páginas e palavras-chaves para classificação dos sites. Foi então que, em 1997, o Google resolveu fazer uma mudança e começar a utilizar links como critério de relevância e confiabilidade.

A partir daí, começamos a chamar links em outros sites como backlinks. E fazer essas associações no seu site para outros links era como ter uma boa recomendação. Tornando-se assim mais relevante, e por consequência, aparecendo nas primeiras páginas de buscas.

No entanto, se pararmos para pensar, talvez não seja só isso que faça um conteúdo ser interessante, certo? Ao menos nos dias de hoje, sabemos que não! E por isso mesmo, a partir de 2012, as coisas foram se modificando. Com essa atualização no algoritmo do Google, os links produzidos de forma não orgânica começaram a despencar.

Por esse motivo, hoje sabemos que não é a quantidade de links o que mais importa. E sim, a qualidade e naturalidade na forma que eles acontecem ao longo do artigo.

E afinal, o que é Link Building?

Se eu tivesse que resumir em uma frase, te diria que o Link Building nada mais é do que uma junção de táticas com o objetivo de ter links qualificados e relevantes. Só que com um pequeno detalhe: através de outros sites.

Tudo isso vai te possibilitar a melhora do posicionamento orgânico, aumento de tráfego e rankings. Melhorando então a autoridade e reputação do seu site nos mecanismos de buscas. Como falamos no tópico acima, os links são importantes, mas precisam fazer sentido dentro da sua página.

Para deixar mais claro, eu vou te dar um exemplo. Imagina que um site de beleza, com artigos sobre cuidados com a pele e novidades em maquiagem, coloque no seu conteúdo um link sobre tipos de tapete. Parece um pouco forçado, não é? Ou seja, é fundamental avaliar se existe relação do link com o seu conteúdo para não correr o risco do Google te penalizar.

Qual a importância do Link Building para o SEO?

Como vimos acima, os links são importantes para a classificação do Google. Que por sua vez, estão diretamente ligados ao posicionamento que a página ficará na pesquisa. O que, logo, significa dizer que têm grande valor para o SEO.

Outro ponto que faz todo sentido para a autoridade é o local onde está inserido o link. Por exemplo, é muito mais interessante um link colocado no início do texto, do que aquele que fica somente lá no finalzinho do artigo, de canto ou no rodapé.

Isso não é um impedimento, se fizer sentido, não deixe de linkar a informação ao fim do texto. Mas significa que a pontuação não é a mesma se comparada a do início.

O que é importante saber para a sua estratégia de Link Building

Chegou a hora de entender como utilizar o Link Building nas estratégias do seu site! E existem duas formas fundamentais de utilizá-las, são elas: campanhas pontuais ou ações que costumam se repetir no seu negócio.

As campanhas pontuais são aquelas usadas em uma pesquisa, lançamento ou infográfico. Como são mais objetivas, possuem uma meta definida e costumam oferecer algo ao fim do texto como benefício para o leitor e/ou cliente.

Já nas ações recorrentes, é possível conseguir mais links. Porém, em contrapartida, eles costumam ser menos relevantes quando comparados às campanhas pontuais. Ou seja, à medida que possuem uma geração de links mais simples, têm menor autoridade.

Formas de utilizar o Link Building

  • Guest Post;
  • Posts de listas para ganhar links;
  • Faça estudos de palavras-chave e mapeie quais são as oportunidades;
  • Crie ações semanais

Conclusão

Por fim, gostaria de salientar que, neste artigo, também utilizamos uma das dicas que indicamos como forma de usar o Link Building. Este texto trata-se de um Guest Post. Que nada mais é do que um artigo feito por um convidado. Assim, é possível publicar um conteúdo através de uma parceria com outro negócio.

Aqui, é bem importante que os nichos se encontrem de alguma forma. Assim, o post no blog segue gerando interesse no público que você tem. E além disso, atrai aqueles que ainda não te conhecem a partir do escritor convidado.

Eu sou a Sol, redatora na Ey Agência, e quero te agradecer imensamente por me ler até aqui. Somos uma agência de e-commerce focada no mercado de vendas online. E o nosso propósito é trazer a melhor estratégia de vendas para a sua loja virtual. Quer descobrir mais sobre a gente? É só entrar em nosso site para conhecer nossa história e conquistas até aqui.

3 curtidas