Imagens na página inicial

Então: aí esperamos aquele famoso tempinho já sabido para atualizar e as imagens já estarão em webp, só então fazemos um novo teste com o lighthouse.
Aliás, parece que foi bem rápido isso, rs.

1 curtida

@Carlos vou aproveitar sua dica, quando vc sobe as imagens nos dois formatos, vc só faz download delas lá com elas com o mesmo nome é isso? o sistema busca sozinho qual a extensão q vai pegar de acordo com o navegador, ou tenho que fazer alguma indicação?

1 curtida

Isso, eu subo com os mesmos nomes somente as extensões diferentes. Pelo que o @Matheus explicou o sistema faz a seleção automática conforme o navegador/sistema utilizado

6 curtidas

@Carlos tá sabendo mais do que eu já :grin:

1 curtida

Mas e a escolha da imagem? devo especificar a jpg ou o formato web pra ficar “como padrão”?

O padrão que você escolhe é a webp, a outra que fica no upload.

1 curtida

Bom dia,

Ainda tenho uma dúvida sobre inserir imagens externas: uma das versões precisa, sim, ser WEBP. A outra pode ser PNG ou JPG? Vale a versão JPG, ou adotamos o padrão PNG?
Pergunto para reforçar, porque mesmo quando comprimimos a imagem PNG (no TinyPNG, por exemplo) seu tamanho ainda é muito maior que o arquivo JPG. Existe uma nova compressão no servidor de imagens?

Sugiro que faça em png. A diferença entre png e jpg em mobile é muito pequena, então utilize png já comprimida. Somente nos produtos que há tratamento da imagem, nos demais lugares não.

1 curtida

Ok, entendido. Hoje eu percebi que as imagens de produtos ficaram com as duas extensões, porque subi como JPG. Então, o que temos no nome do arquivo de imagem é, por exemplo:
@v2-1594729103395-1569.jpg.webp
Confirmem comigo se esse é um padrão para que o navegador ofereça suporte à opção melhor, em termos de renderização. (Quando via isso eu achava que era algum erro ao salvar o arquivo). Ou, pode ser que eu não seja aprovado na escolinha, rs.
Abraço!

É isso mesmo, porque dependendo do dispositivo e do navegador é exibido um modelo ou outro