Então: aí esperamos aquele famoso tempinho já sabido para atualizar e as imagens já estarão em webp, só então fazemos um novo teste com o lighthouse.
Aliás, parece que foi bem rápido isso, rs.
@Carlos vou aproveitar sua dica, quando vc sobe as imagens nos dois formatos, vc só faz download delas lá com elas com o mesmo nome é isso? o sistema busca sozinho qual a extensão q vai pegar de acordo com o navegador, ou tenho que fazer alguma indicação?
Isso, eu subo com os mesmos nomes somente as extensões diferentes. Pelo que o @Matheus explicou o sistema faz a seleção automática conforme o navegador/sistema utilizado
Mas e a escolha da imagem? devo especificar a jpg ou o formato web pra ficar “como padrão”?
O padrão que você escolhe é a webp, a outra que fica no upload.
Bom dia,
Ainda tenho uma dúvida sobre inserir imagens externas: uma das versões precisa, sim, ser WEBP. A outra pode ser PNG ou JPG? Vale a versão JPG, ou adotamos o padrão PNG?
Pergunto para reforçar, porque mesmo quando comprimimos a imagem PNG (no TinyPNG, por exemplo) seu tamanho ainda é muito maior que o arquivo JPG. Existe uma nova compressão no servidor de imagens?
Sugiro que faça em png. A diferença entre png e jpg em mobile é muito pequena, então utilize png já comprimida. Somente nos produtos que há tratamento da imagem, nos demais lugares não.
Ok, entendido. Hoje eu percebi que as imagens de produtos ficaram com as duas extensões, porque subi como JPG. Então, o que temos no nome do arquivo de imagem é, por exemplo:
@v2-1594729103395-1569.jpg.webp
Confirmem comigo se esse é um padrão para que o navegador ofereça suporte à opção melhor, em termos de renderização. (Quando via isso eu achava que era algum erro ao salvar o arquivo). Ou, pode ser que eu não seja aprovado na escolinha, rs.
Abraço!
É isso mesmo, porque dependendo do dispositivo e do navegador é exibido um modelo ou outro