Filtros nas categorias

Boa tarde, será que existe a possibilidade dos filtros aparecem nas categorias? Porque hoje a barra de filtro só aparece quando se busca algum produto, mas quando abre uma categoria não. Pensei em algo dentro das seções do cms, filtros por exemplo… assim quem achar interessante coloca na loja…

Também precisamos dessa função @leonardo

1 curtida

Oi @Rogerio e @qualityluna, tudo bem?

Na verdade o filtro não aparece em páginas de categorias porque é na busca é utilizado um componente totalmente diferente, até por uma questão de performance e SEO.

O que fazemos hoje nas categorias é mostrar um número limitado de produtos, uma curadoria com os mais populares ou mais vendidos. Caso a categoria possua mais produtos associados do que o máximo exibido, um botão (em destaque) é renderizado no final da vitrine, linkando a página de buscas já com o filtro pela respectiva categoria (o mesmo acontece com marcas), na página de buscas o cliente poderá adicionar outros filtros se quiser.

Chegaram a ver este caso (alguma categoria com mais de 24 produtos)?

@leonardo eu tenho categorias com mais de 24 produtos, mas nesses existem produtos sem estoque enquanto outros com estoque não são mostrados. Hoje qualquer site tem um filtro desses nas categorias, entendi a função dele na busca, está perfeito. Mas imagina um cliente entra na loja ele tem que rolar os 24 produtos pra dai clicar em ver todos e dai filtrar. Digo isso porque nem todos os cliente vão na busca primeiro.

Este problema com a ordenação com e sem estoque na verdade foi uma falha nossa na exportação também, faltou uma campo que influencia na API de busca, mas eu já tinha visto e vamos resolver isto esta semana ainda (sem precisar exportar mais uma vez).

1 curtida

E até podemos implementar o mesmo componente da página de busca (SearchEngine) nas páginas de categorias e marcas, já com os respectivos filtros é claro, mas ainda não sei se seria o ideal pensando principalmente em SEO e até pra usabilidade mesmo, que além da vitrine tem o conteúdo específico da categoria renderizado na página, mas pode ser razoável deixarmos isto opcional no CMS.

Vou discutir sobre isto aqui também e levantar mais possibilidades de implementação.

1 curtida

Acho que assim seria o ideal, claro que também não sei a questão de SEO, mas me parece importante isso, não sei o que outros lojistas acham. Hoje qual o critério para que aqueles produtos apareçam? Relevância? (sem contar os sem estoque claro…kkkk, sei que já estão arrumando). De repente a busca já aparecer nas categorias mostrando 24 produtos ordenados por relevância, o cliente depois que pode mudar isso.

Na busca com termo o critério padrão de ordenação é relevância sim (o primeiro fator é o score dos resultados conforme o termo), em outros casos é número de views ou vendas.

1 curtida