E-com importando produtos aleatoriamente do bling

dia 20/06 todos esse produtos subiram do bling para o e-com sem ser feita a importação do produto manualmente:

todos subiram ativos, deixei eles inativos para não ficar aparecendo no site enquanto não sei o motivo disso ter acontecido.

indo no log do app do bling dentro do ecom todos aparecem com essa informação:
image

preciso entender:
1 - porque esses produtos subiram sozinhos?
2 - como eu configuro para somente subir produtos quando for importado manualmente
3 - como eu evito que esses produtos subam sozinhos novamente
4 - preciso que, quando o produto for importado manualmente ele suba inativo para o e-com

1. Por que esses produtos subiram sozinhos?

Foi identificado um bug no app. O Bling enviou webhooks de atualização de estoque, e esses eventos possuem uma flag interna indicando que não devem criar produtos novos. No entanto, nossa api passava por uma breve instabilidade naquele momento, e o mecanismo de retry do app não preservou essa flag corretamente, e os produtos que deveriam ser ignorados acabaram sendo importados.

2. Como configurar para que produtos só subam quando importados manualmente?

O comportamento que causou a importação foi interno ao app e independente das configurações de painel. Para importações normais (fora do cenário de erro descrito), o app não cria produtos automaticamente a partir de webhooks de estoque do Bling.

3. Como evitar que isso aconteça novamente?

O bug já foi corrigido e está em produção. Agora, qualquer erro de servidor que ocorra durante o processamento de webhooks do Bling recoloca o evento na fila mantendo os flags originais. O cenário que ocorreu no dia 20/06 não se repetirá.

4. Como fazer os produtos subirem inativos quando importados manualmente?

Atualmente, produtos importados são criados como ativos por padrão. Não existe uma opção de configuração para importar como inativo — por enquanto, a alternativa é desativá-los manualmente após a importação.

Pedimos desculpas pelo transtorno. Ficamos à disposição para qualquer dúvida adicional!