Divergências de bling e estoque

olá, boa noite
tudo bem?
depois do ultimo topico, deixei assim como foi orientado para não ter mais atraso de ‘‘desconto’’ no estoque

  • na plataforma deixei ativado o controle de estoque
  • no bling deixei ativado o callback de estoque

hoje eu notei, que todos os produtos que estavam esgotados voltaram a aparecer como se tivessem produtos, fui conferir no bling, e elá está tudo ok, produto zerado… o que houve?

exemplo de produtos:
cc

outro exemplo:
nn1

Deixei meu site em manutenção até ser apurado o que houve pra não haver mais erros, lembrando que no bling o estoque está normal, mas não foi repassado para a plataforma, mesmo com o callback de estoque no bling ativo.

Boa noite, vamos lá ultimo retorno do Bling para esse primeiro produto 6925I foi dia 07 com estoque 0.

Pelo registro o estoque aumentou pra 1 e depois para 2, quando os pedidos 60fb57f88469e23b8b728bc0 e 60fb55ad8469e23b8b728a4e foram deletados.

O outro foi mesma coisa, mais pedidos deletados. Como os pedidos têm muitos produtos, em vários devem ter voltado o estoque. Esse ai mesmo teve retorno devido a 4 pedidos.

então, mas no bling continuou normal, não voltou produto para o estoque, só na e-com plus… como voce falou

fiquei com essa duvida…

No bling não volta mesmo. Porque não estamos enviando estoque ao Bling, pois quem está controlando é o Bling.

O fluxo atual é: entrou pedido na plataforma, imediatamente há baixa de estoque na e-com. Enquanto há baixa aqui, é enviado ao Bling o pedido, quando o pedido entra lá, tem a baixa de estoque no Bling, quando ela ocorre, o Bling nos notifica e pegamos o saldo atual do Bling.

Então temos duas confirmações de estoque uma nossa imediatamente e outra do Bling posteriormente, se ambos estiverem sincronizados vai ser uma dupla checagem, se não tiver, o saldo final será do Bling após a geração de um pedido.

Nesse caso, não teve geração de pedido, então quando excluiu o produto, foi informado pra voltar o estoque do produto. Como o controle de estoque é do Bling, então não notifica que houve acréscimo de estoque aqui e não notifica status de pedido no Bling, porque o pedido não teve mudança de status, ele foi deletado mesmo.

Ou seja, evite deletar pedido, não é boa ideia, ainda mais pedidos de alguns dias.

Se exportar do Bling lá esses pedidos, vai atualizar.

Mas o pedido já havia sido cancelado, e depois que foi apagado, foram alguns pedidos que eu fiz testes para testar algumas coisas, ou seja, já havia voltado ao estoque… Por isso eu nem imaginava que deletar pedido resultava nisso rs

Então, mas não voltou porque estava selecionado para não voltar estoque nos produtos. Mas como excluiu, ele triggou lá que deveria estornar o estoque, se no produto tivesse o aviso que já tinha estornado o estoque, ao deletar não iria estornar de novo, então o problema foi aí.

Toda vez que tem alteração de estoque por causa de pedido, fica salvo no pedido em uma das propriedades dele que houve entrada ou saída de x unidades, devido ao pedido ID y, justamente por causa de movimentação do pedido e checar no produto se já teve acréscimo ou não.

Muito obrigada pela explicação @Matheus, vou ter cuidados nas próximas vezes!

1 curtida