Aviso de item esgotado e retirado do carrinho

Tudo bem?

Há como colocarmos um aviso quando algum item for retirado do carrinho de compras por estar esgotado?

Nos testes que fiz, o item é retirado sem qualquer notificação ao usuário.

Obrigado,

Tiago

2 curtidas

Seria bom ter tipo um aviso mesmo …

Boa tarde, tudo bem?
Vou indicar a sua sugestão, mas é possível sim.

1 curtida

Legal @Matheus ! No meu nicho é super importante, a compra média em nossa loja é com muitos itens e é comum que algum item se esgote até o cliente finalizar a compra, ele precisa realmente ser notificado para decidir se procede a finalização, substitui o item ou se espera a reposição para comprar.

Para eu entender o fluxo, quando a sugestão é indicada, tem alguma previsão para implementação?

Tem algum exemplo que possa ver?

Cara, é algo bem simples. Pode ser, por exemplo, um pop-up informando que o item está esgotado e que por isso foi retirado do carrinho. Ou qualquer outra forma de notificar que achem valida, antes do pedido de fato ser finalizado.

Ok, no seu site hoje como que ele é mostrado?Porque na E-Com tem duas etapas que isso pode ser mostrado, no carrinho ao carregar e na finalização do pedido, após ter colocado já em pagar. É assim que funciona no seu site?

Usamos na hora do pagamento, porque no nosso fluxo o usuário pode ir direto para o checkout (pagamento) sem passar pelo carrinho.

E como o item pode se esgotar depois do usuário passar pelo carrinho e ir ao pagamento, acredito que seja melhor fazer esta validação na ultima etapa mesmo.

O que acha? Alguma outra ideia?

É o normal, mas eu digo, depois que clicou em finalizar, ou no momento anterior (antes de inserir dados no cartão ou boleto)?

Do ponto de vista de UX acredito que o melhor seja depois de clicar em finalizar, já que até este momento o item que está no carrinho ainda pode esgotar.

Mas se tiver outra visão, tanto de UX quanto técnico, pode sugerir!

Valeu!

Sim, esse é normal. Pelo que vi no seu caso então, se clicar em finalizar e um dos itens estiverem esgotados, o pedido deve ser barrado e enviado ao usuário que não foi possível concluir a compra, pois o item X esgotou, é isso?

Isso! E continua na página de pagamento, se ele quiser tentar novamente já está tudo pronto.

Se tecnicamente for possível perguntar “Deseja finalizar a compra mesmo assim” para que não precise preencher nenhum dado novamente, pode ser uma boa.

Mas só de estar na página de pagamento com todos os itens em estoque já no carrinho, resolve bem.

1 curtida

@Matheus testei este ponto e vi que quando ocorre é possível dois caminhos:

  • Se o cliente acessa o carrinho, o cliente é informado que o item está esgotado. Acredito que esta notificação poderia ter mais destaque, com uma fonte vermelha e mais pesada.

  • Se o cliente segue para finalizar a compra o item esgotado é retirado do carrinho sem qualquer aviso. Neste caso, se for o único o carrinho aparece vazio, se houver outros segue o fluxo sem notificação.

Acredito que devemos ter uma comunicação ao cliente informando que o item foi removido (ou teve a quantidade reduzida) por falta de estoque. É possível?

Obrigado!

1 curtida

Conseguimos dar esse destaque melhor no carrinho, com ele vermelho mostrando que está esgotado de fato.

1 curtida

E no caso de finalizar a compra sem passar pelo carrinho, @Matheus ?

Mesmo que não seja algo só de CSS, acho importante desenvolver algo para notificar o cliente de forma bem explicita. Pelo menos na nossa experiência, isso dá dor de cabeça.

Na minha plataforma atual era assim antes, depois que implementamos a notificação (um modal/popup) a experiência do usuário e reclamações diminuiu bem.

Você ajusta o texto para vermelho/negrito no meu carrinho, por favor?

Valeu!

1 curtida

Podemos pensar nisso sim mais pra frente.

1 curtida

Ajusto, você já tem um link de carrinho que consiga ver isso?

Tenho sim, @Matheus

No carrinho lateral também seria bom fazer este ajuste.

Valeu!

@Matheus ajusta no meu tbm, na página do carrinho e no carrinho lateral por favor :pray: :pray:

olÁ @Matheus não deu para fazer? o meu continua a mesma coisa